Você já deve ter visto fotos lindas de cachorro ou gato e se perguntou como é um ensaio pet, mas na Click Pets você pode descobrir como. Duas fotógrafas pioneiras em Curitiba iniciaram com a fotografia de animais e hoje são reconhecidas pelo trabalho lindo.

Elas fazem ensaios com pets em estúdio, em parques, em família, com um ou mais pets… as variações são personalizadas para cada cliente. E o mais legal: elas trabalham com cada pet individualmente, e até curso de adestramento fizeram para poder lidar com cada personalidade pet da melhor formas.

As fotógrafas também possuem um casting em que empresas podem consultar e contratar modelos pet para suas campanhas. E também desenvolvem um trabalho voluntário muito bacana, fotografando animais que procuram um lar.

Quer saber mais? Confira nossa entrevista e saiba como é um ensaio pet na Click pets:

O COMEÇO

TC: Como surgiu a ideia de fotografar pets?

Click Pets: Nós somos em duas sócias e fotógrafas, Joana Ferreira Alves e Calliandra de Souza Anderle. A Joana trouxe a ideia apresentando referências internacionais, pois era algo que ainda não tínhamos visto por aqui e juntas criamos a Click Pets, com a missão de fornecer registros profissionais para famílias que amam muito seus pets!

O MERCADO

TC: Foi um mercado tranquilo e aberto desde o início, em 2012?

Click Pets: Em 2012 o fluxo de trabalho era bem menor, estudamos muito o mercado e as possibilidades que estávamos abrindo com essa nova modalidade de fotografia, e em 2014, abrimos o nosso próprio estúdio fotográfico, um espaço totalmente preparado para fotografar pets.

Nos primeiros anos a nossa ideia era atender pessoas que desejavam ter uma recordação bonita do seu pet, seja em um ambiente familiar como em suas casas, ou em parques da cidade, pois identificamos dois principais tipos de clientes nossos: pessoas que têm dificuldade em fotografar seus próprios pets e outras que já são familiarizadas com o trabalho de fotógrafo e sonham em fazer um ensaio profissional de seus animais.

Com o passar dos anos o público alvo foi se modificando e, atualmente, ainda produzimos ensaios particulares, mas boa parte dos nossos clientes são empresas que tem o intuito de obter fotos comerciais criativas, diferenciadas, de qualidade e com profissionais experientes que saibam como trabalhar com animais da melhor forma.

Hoje em dia acreditamos que o mercado de fotografia pet esteja bem mais aberto do que em 2012 e temos profissionais de diversos estilos que oferecem esse serviço. Inclusive, hoje oferecemos workshops individuais de fotografia pet para profissionais que gostariam de se profissionalizar na área de fotografia de animais e melhorar a qualidade da foto de seus produtos ou serviços destinados a animais ou seus próprios clientes no caso de esteticistas animais..

TC: Qual foi a maior dificuldade?

Click Pets: Com certeza a valorização do fotografia pet é a nossa maior dificuldade até hoje. Nós amamos o nosso trabalho, mas nem sempre é fácil, pois existe uma mentalidade equivocada sobre fotografia, que é só aquele momento de apertar um botão e depois passar as fotos para o cliente. Mas existe toda uma parte, desde o momento de preparo de tudo para  a hora dos cliques, e os dias seguintes, que são os mais trabalhosos com seleção das imagens, e a edição digital de cada fotografia, são em média 60 horas para cada ensaio que produzimos.

COMO É

TC: Como vocês lidam com as diferentes personalidades dos pets?

Click Pets: Além de estudar fotografia, tivemos que estudar bastante sobre comportamento animal. Fizemos curso de adestramento e praticamos muito para sabermos qual é a melhor forma de se lidar com animais na hora dos ensaios. Sempre conversamos com os clientes para conhecermos a personalidade de seus pets, pois cada um tem um jeitinho próprio e temos que nos adequar para tratar de formas diferentes cada personalidade.

Fotografamos todos os tipos de animais, desde os mais medrosos até os mais agitados, alguns precisam de mais socialização com a gente e com os equipamentos fotográficos, o que leva um pouco mais de tempo, e outros menos, mas sempre conseguimos fotografá-los.

TC: Como funciona o ensaio?

Click Pets: Por exemplo, para um ensaio em local externo temos que reservar pelo menos meio período do nosso dia, pois diversos imprevistos podem ocorrer: o animal pode ser tímido ou mesmo ficar intimidado com os equipamentos fotográficos, então temos que fazer uma socialização, e tudo acontece no tempo deles, principalmente nos ensaios com gatos. Enquanto o ensaio em estúdio e de um pet bem sociável e tranquilo, nós levamos em média uma hora para garantir clicks legais e variados, quando temos a participação de mais animais ou humanos o tempo dobra ou pode até triplicar, conforme o número de modelos, grau de dificuldade de deixar os pets juntos e com variações legais de fotos.

O AMOR

TC: Como é poder trabalhar sempre com pets e tutores diferentes?

Click Pets: É incrível. Conhecemos pessoas, que assim como nós, são apaixonadas por animais de estimação e muitas vezes nossos clientes que já viveram a experiência de um ensaio pet conosco acabam indicando a gente para conhecidos ou mesmo comprando ensaios de presente para pessoas queridas, e hoje também temos bastante casais que presenteiam seus parceiros com um ensaio pet!

TC: Qual é a parte mais gratificante do trabalho?

Click Pets: Nós além de fotógrafas também somos mães de pets, e sabemos o quão importante eles são para a gente, eles nos fazem companhia nos momentos mais tristes e mais felizes de nossas vidas, e sempre sem julgamentos. Cada pessoa tem sua história com seus pets e é muito gostoso fazer parte de um pouquinho disso tudo e proporcionar fotos que elas vão guardar para sempre com muito carinho.

É muito gratificante ver a reação das pessoas ao verem as fotos pela primeira vez, principalmente quando são pets mais agitados, muitos se surpreendem com o resultado e acabam até comprando mais fotos do que aquelas que já tinham intenção inicialmente.

Outra parte prazerosa é o nosso trabalho voluntário com animais para adoção, temos um projeto em que fotografamos cães e gatos que procuram um lar e que com a ajuda da fotografia aumentam o alcance de sua visibilidade através de nossas redes sociais. As chances para encontrarem famílias para chamarem de suas, o quanto antes, aumentam também.

OUTROS SERVIÇOS

TC: Vocês também possuem uma espécie de agência de modelos? Como funciona?

Click Pets: Na verdade, muitas empresas acabam chegando para gente com projetos e conceitos definidos do que desejam, então precisam de animais com detalhes específicos (raça, cor de pelagem e até mesmo que saibam truques de adestramento para que a foto fique de acordo com a expectativa deles). Por isso, surgiu a necessidade de oferecermos o serviço de casting para esses casos, pois buscamos modelos de acordo com o que precisam para cada projeto.

TC: Vocês também apoiam projetos sociais? Vi no site que fotografam pets que estão em busca de um lar. Como funciona essa parte?

Click Pets: Nós criamos o Projeto Adote! em Curitiba, o qual recebemos o contato de alguns protetores e fotografamos de forma voluntária animais que estão para adoção, principalmente para casos em que são mais difíceis de serem adotados, como animais SRDs adultos ou idosos. Protetores ou ONGs podem entrar em contato com a gente para realizarem o seu cadastro através do nosso e-mail contato@fotografiadeanimais.com.br

VALORES

TC: Imagina-se que esse tipo de ensaio custa caro. Você pode dizer qual é o valor mínimo de um ensaio?

Click Pets: Nós oferecemos diversos tipos de ensaios, desde versões econômicas em nosso estúdio fotográfico, para um ou até dois pets, em que 20 fotografias sai por R$390 – podendo esse valor ser pago com desconto à vista ou parcelado no cartão de crédito. O valor só vai aumentar caso a complexidade do ensaio aumente também, por exemplo, quanto maior o número de modelos que precisamos fotografar posando juntos nas fotos, maior é o tempo necessário para conseguir fotos legais e variadas de todos mundo.

Para pessoas que desejam ter uma experiência bem exclusiva, como fotos de making of e até mesmo do seu bichinho de estimação se arrumando no pet shop / banho e tosa antes do ensaio, oferecemos pacotes luxuosos, com diversos serviços adicionais personalizados e escolhidos de acordo com o gosto do cliente.

A situação muda bastante também quando trabalhamos com empresas, temos que estabelecer contratos de autorização de imagem dos pets para uso da empresa e outras burocracias para que tudo aconteça da forma correta.  Temos mais informações sobre os ensaios e valores em nosso site.